Main Menu

Assign modules on offcanvas module position to make them visible in the sidebar.

Our school

Tags

A Sociedade Filarmónica Lira Corvense é uma instituição sem fins lucrativos e de duração ilimitada, de direito privado e natureza associativa, e tem por fim propagar e difundir o gosto pela música, pela arte e pela cultura em geral e proporcionar aos seus associados diversões recreativas e culturais de acordo com a sua índole. Fundada em 4 de Novembro de 1938 é, contudo, a herdeira da primitiva União Musical Corvina criada em 1916.

A Lira Corvense, como assim também é conhecida, é um dos pilares da identidade histórica, social e cultural da Ilha do Corvo, sendo um importante instrumento para a coesão e inclusão social de todos os seus habitantes residentes e familiares dispersos pelo mundo.

Assume um papel activo e positivo de responsabilidade na transmissão e criação de cultura, seja pela vertente da demonstração seja pela do ensino e educação.

De índole marcadamente insular, é, porém, aberta ao mundo e comprometida com o progresso da sociedade e o bem-estar do Homem, baseando-se também na transmissão e valorização social e económica do conhecimento.

Está presente na produção e realização de manifestações recreativas e culturais na ilha e noutros locais através de digressões ou concursos, sendo que junto a outras comunidades serve também o propósito de difundir e dar a conhecer as realidades, as tradições e os hábitos da vivência insular e tão específica da Ilha do Corvo.

Tem uma missão importante no fomentar junto dos corvinos o gosto pela música, a arte e a cultura em geral, tentando, em especial, detectar o mais precocemente possível os talentos natos das suas crianças e jovens, proporcionando-lhes sensibilizar, educar e ensinar.

Nos mais díspares lugares do mundo surgem sempre indivíduos extraordinariamente dotados para a criação ou interpretação nas mais diversas áreas humanísticas, sendo que se torna fundamental proporcionar, o mais cedo possível, que todos tenham acesso aos meios e aos recursos para o desenvolvimento harmonioso e estruturado, reconhecendo que tal concorre para a formulação de um homem adulto pleno nas suas potencialidades e capacidades de se exprimir.

Cada ser humano pode contribuir para uma nova visão do mundo e da vida. A perda dessa visão é uma perda para todos nós.

Procure navegar pelo sítio de internet para conhecer um pouco mais a Lira Corvina.

Muito obrigado.


  Fotografia não datada e gentilmente cedida por Rosa Mariana Mendonça, em 2016, que informou ter sido realizada pelo Dr. Brito, que foi médico no Corvo (e se encontra na fotografia), e que tendo este emigrado para os E.U.A. acabou por dá-la a um emigrante corvino que fez uma cópia da mesma e lha entregou. Na primeira fila (sentados) e da esquerda para a direita: António Rocha, Eduardo Greves, Gregório Domingos, Padre Leonete Vieira do Rego, Dr. Brito, José Inácio Fraga, José Valadão, Pedro Pimentel Cepo. Na segunda fila (de pé) e da esquerda para a direita: Gregório André, Ernesto Fraga, João Valentim, Raulino Rita, Joaquim Mendonça, António Machado, Carlos Lourenço Avelar, Luís Lino Fraga.   

 

  Para mais informações, por favor consulte o menu 'História'.